Manchas nas mãos e braços: Conheça causas e a dica da nossa equipe farmacêutica

Com o passar do tempo, você já percebeu que nossas mãos e braços vão se enchendo de pintinhas? É só olhar em pessoas mais velhas, provavelmente elas terão algumas para te mostrar que isso acontece mesmo. 

Tem uma causa para isso acontecer, e tem a ver com a pigmentação da pele e a exposição aos raios ultravioletas. Vamos falar mais a fundo sobre isso hoje e ainda vai ter dica da nossa equipe farmacêutica. 

A pigmentação da nossa pele tem a ver com a quantidade de melanina, pigmento natural que dá cor à pele, produzida independente da exposição ao sol. Porém, quando apresentam alteração na produção ou um mau funcionamento, o resultado é a hiperpigmentação ou outras doenças mais comuns. 

A hiperpigmentação são aquelas manchas castanhas, que podem ser desde o lentigo solar até o melasma. Geralmente, as manchas causadas pelo envelhecimento são castanho claro ou escuro uniforme, de tamanho e formas regulares. 

O que é responsável por causar as manchas da pele? 

  • Envelhecimento natural;
  • Alguns tipos de medicamentos;
  • Gravidez;
  • Predisposição genética (tipo em peles muito claras);
  • Nicotina;
  • Abuso de so por tempo e proteção contra raios UV;
  • Alteração hormonal;

Nas mãos e nos braços, o maior causador é a exposição ao sol, que ativa a produção de melanina. As manchas surgem nas costas das mãos, por terem uma pele mais fina, semelhante ao do pescoço e redor dos olhos. 

Para ajudar a evitar ou atenuar as manchas nas mãos e braços, é importante que você reduza a exposição solar direta entre os horários das 12h às 16h, pois é um período de exposição solar intensa. 

Proteja sua pele com roupas adequadas, que cubram essas áreas e tenham proteção UVA em seus tecidos. 

Use proteção solar diariamente, 3 minutos antes de sair de casa, com um creme com fator de proteção solar alto. Assim, você impede que os raios UVA interfiram e aumentem a hiperpigmentação na sua pele. 

Existem também cremes que podem ser utilizados para clarear e atenuar as manchas, como é o caso do Creme Clareador Para Mãos e Braços

Com alta qualidade e desempenho, conta com Belides em sua fórmula, um despigmentante que atua antes, durante e depois da síntese de melanina.

Além disso, apresenta o ácido tranexâmico, que atua na redução da atividade da tirosinase, enzima chave da síntese de melanina, e desta forma tem sido indicado com sucesso em tratamentos de melasmas (manchas da pele).

Seus compostos são:

  • Belides:

É um ingrediente botânico obtido das flores de Bellis perennis (Margarida), com uma surpreendente capacidade de inibição da formação de melanina. É um despigmentante que atua antes, durante e depois da síntese de melanina, possuindo efeito cumulativo por agir em todas as etapas do processo.

  • Nicotinamida

Possui ação anti-inflamatória e clareadora.

  • Nano TGP-2 Peptídeo:

É um peptídeo despigmentante. Como anti-inflamatório, diminui a incidência de manchas decorrentes de processos inflamatórios.

  • Ácido Tranexâmico:

Utilizado topicamente no tratamento de hipercromias por sua ação inibidora da síntese de melanina, através da redução da atividade da tirosinase. É usado também nas hipercromias não melanodérmicas, como no clareamento de olheiras. 

  • Albatin: 

É o ácido L-aminoetilfosfínico (Ala-P), um análogo do aminoácido alanina que apresenta uma atividade antimelanogênica comparável à do ácido ascórbico e a do ácido kójico. Em associação com outros clareadores potencializa a inibição da melanogênese.

Seus benefícios para a pele das mãos são: 

  • Auxilia no clareamento de manchas senis;
  • Possui ação anti-inflamatória;
  • Uniformiza o tom da pele, deixando-a luminosa e saudável;
  • Atua como clareador de diversos tipos de manchas nas mãos e braços.
  • Dicas da Farmacêutica:

É imprescindível o uso do protetor solar. A exposição da pele ao Sol é uma das principais causas do aparecimento de manchas e do envelhecimento precoce.

Para minimizar esses danos deve-se utilizar o fotoprotetor diariamente, mesmo quando não há sol. Os protetores mais indicados são aqueles com FPS 15 ou mais.

Caso tenha se interessado pelo nosso Creme Clareador para Mãos e Braços, entre em nosso site e garanta já o seu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *